sábado, 10 de abril de 2010

A arte de ser irônico

Estava pensando no que escrever sobre a ironia, já que estou rodeada de pessoas beneficiadas por tal qualidade. E digo beneficiadas porque ser irônico é um grande dom. Não é para qualquer um. Poucos são habilitados para isso. A desgraça da situação é que o número de pessoas que entendem a ironia alheia é menor ainda. O que dificulta, já que a ironia precisa de dois tipos de ouvintes. Um que não entende nada e fica pensando o que exatamente o emissor quis dizer, e outro que entende tudo e serve para dizer para o que não entendeu nada o quão ignorante ele é.
As pessoas com quem ando na faculdade fazem parte do seleto grupo de sarcásticos existentes no mundo. Cursando Letras então, sairemos doutores em ironia. E eu me divirto. Se você, que almoçou no RU ou já sentou no Bar do Antônio com a gente, não se divertiu, foi porque não entendeu porra nenhuma da conversa. Ah, e pode se considerar um excluído por isso.
Ironia, segundo o dicionário, é uma expressão que significa o contrário do que se está pensando ou sentindo, zombaria, sarcasmo. Acho que não é tão difícil de compreender isso. Ou é? Ter de explicar a própria ironia é um saco, principalmente quando possui duplo sentido. Tudo bem, não dá para generalizar, mas algumas pessoas têm de se ligar mais. Não fica "vegetando", não seja apenas uma samambaia nas conversas do happy hour, você corre o risco de perder a próxima tirada sarcástica do seu amigo.
E quando uma ironia se faz presente? Como faço para identificá-la? Primeiro, não existe um regra de como reconhecer a ironia, ou você sabe do que estão falando ou não vai entender nada. Segundo, ela pode se manifestar em qualquer momento, por isso, fique atento. E para quê ela serve? Serve para curtir com a sua cara e de outras pessoas, ou para reclamar de algo, ou, ainda, para ofender alguém de forma sutil. E como faço para ser irônico? Você não sabe? Então não sou eu que vai lhe explicar. Já vi que você não foi agraciado por Deus. Que pena. Não que eu me importe.







PS.: Ah!! Eu não sou irônica. Nem um pouco. Juro.

16 comentários:

  1. Nossa! Quanto conteúdo! Será que estou sendo irônico?

    ResponderExcluir
  2. Super não tinha visto esse comentário... mas ele mudou a minha vida. Será que estou sendo irônica?

    ResponderExcluir
  3. Odeio pessoas que não entendem as minhas ironias... Voce tem que ficar lá explicando, explicando. E a pior coisa do mundo é quando eles te levam a serio e voce é obrigado a dizer: "Isso foi uma ironia!". Ah que maçante..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... não tem coisa mais sem graça do que tirar a graça da ironia por ter que dizer "Isso foi uma ironia"...

      Excluir
    2. Meninas e o pior é quando a ironia ja é auto explicativa e fica mais irônico tentar explicar para o que ouve o sentido do que disse... kkk

      Excluir
    3. se ninguem entender que se foda, fica sem entender, não explico merda nenhuma, revolts level
      mil

      Excluir
  4. Nossa achei isso, um grande lixo e nao estou sendo ironico

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Excelente msm, pena q eu não. te perguntei nd . haha .

    ResponderExcluir
  6. EU ACHANDO, que seria algum texto realmente bom. Eis que me deparo com um incrível artigo filosófico de sexta série sobre a descolada classe pseudo irônica. ;/

    ResponderExcluir
  7. "E como faço para ser irônico? Você não sabe? Então não sou eu que vai lhe explicar. Já vi que você não foi agraciado por Deus. Que pena. Não que eu me importe."

    AFF... Esse povo que assiste Dr. House e acha que é legal ser babaca... Texto lixo.

    ResponderExcluir
  8. "E como faço para ser irônico? Você não sabe? Então não sou eu que vai lhe explicar. Já vi que você não foi agraciado por Deus. Que pena. Não que eu me importe."

    AFF... Esse povo que assiste Dr. House e acha que é legal ser babaca... Texto lixo.

    ResponderExcluir
  9. "E como faço para ser irônico? Você não sabe? Então não sou eu que vai lhe explicar. Já vi que você não foi agraciado por Deus. Que pena. Não que eu me importe."

    AFF... Esse povo que assiste Dr. House e acha que é legal ser babaca... Texto lixo.

    ResponderExcluir
  10. Ironia é coisa do diabo hahaha, adoro isso ;)

    ResponderExcluir
  11. Nossa, ótimo texto. vou recomendar para minha vó.

    ResponderExcluir